Economia, política e ética

Nada começa na economia. Economia é um fruto que floresce e brota a partir do ramo da política. É na política que o fruto é gerado. Dependendo das combinações, o fruto pode ser abundante, saboroso, suculento, doce; ou, então, pode ser escasso, intragável, espinhoso e amargo.

Política também não é o começo de tudo. Política é a ética levada ao contexto social. Havendo duas pessoas ou 8 bilhões delas, a política é um fato e o tipo de política que prospera depende da ética predominante.

Ética é o tronco da árvore da vida. É ela que conduz a política a partir do entendimento radical do que sustenta a vida. Onde estamos? O que somos? Como saberei? São respostas que encontramos nas raízes da árvore da vida. De um lado a realidade objetiva; de outro, nossa capacidade de percebê-la e compreendê-la para podermos agir em busca da manutenção da existência ou do perecimento.

Ética, ou como viver nesse mundo? Muitos se perguntam, poucos respondem. A imensa maioria aceita caminhos por fé, por medo, por impotência.

A nação brasileira combina isso tudo, fé, medo e impotência. Por isso, somos ricos por natureza, mas pobres como sociedade. Não entendemos como a árvore da vida funciona, por isso os frutos saborosos, suculentos, doces são para poucos e para os demais são escassos, restando-lhes se saciarem com frutos intragáveis, espinhosos e amargos.

__________________________________

Revisado por Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.
_________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter