A prova de que responsabilidade pressupõe liberdade é que, quando os defensores da liberdade se veem na iminência de ter que assumir a responsabilidade por suas próprias ações, muitos, diria até que a maioria, por imaturidade, insegurança ou covardia, abrem mão da liberdade que defendiam e transferem a responsabilidade sobre suas próprias vidas à primeira autoridade que se habilite.
Não basta defender os preceitos liberais transpostos das mentes brilhantes de pensadores ilustres para as páginas dos livros. Sem a defesa e o exercício voluntário da liberdade, seus fundamentos tornam-se letras mortas.
Roger Scruton e Ayn Rand, ele um conservador clássico, ela uma capitalista radical, previram o futuro da humanidade quando, em 1968, testemunharam a revolta juvenil que se deu nas ruas de Paris e nas universidades americanas.
Jovens estudantes foram aliciados por intelectuais, professores e políticos para disseminar uma pauta niilista e pós-modernista que não apresentava nada que prestasse para contribuir com uma vida melhor para a nossa espécie.
Repetia-se na forma de pacifismo e anticapitalismo os movimentos irracionais que caracterizaram a primeira metade do século XX. A solução para os governos hobbesianos totalitários era apresentada na forma da volta à natureza, em que homens e mulheres bons e belos voltariam a viver nas cavernas.
Coletivismo e estatismo, violência ou inanição, renúncia e evasão – tudo o que os rousseaunianos e os marxistas tinham a oferecer ao mundo era deletério, pregando o retorno a uma vida primitiva romantizada e utópica. Em suas propostas, não existe capitalismo, livre mercado sem livre iniciativa, propriedade privada e um estado de direito construído sobre leis objetivas à resguardá-los.
Não existe nada disso sem um povo que delimite e restrinja o poder do estado até porque ele existe porque lhe foi outorgado pelos governados. Não basta querer liberdade, é preciso assumir a responsabilidade para instituí-la, merecê-la e mantê-la intacta.
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Revisado por Matheus Pacini.
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