Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Por que todas as formas de expressão deveriam ser livres e protegidas?

Na minha visão, a liberdade de expressão tem diversas facetas. Todas elas deveriam ser protegidas como manifestação legítima de um direito inalienável.

Direitos inalienáveis são direitos individuais que não podem ser tirados, a não ser que iniciemos o uso de coerção contra alguém.

Por que não podemos ser desprovidos de nossos direitos? Porque somos seres racionais, o que significa que temos a necessidade e a capacidade de usar a mente para criar e manter os valores que nos permitirão viver e sermos felizes. Se eles não forem reconhecidos, respeitados ou protegidos, não poderemos manifestar o que nossa mente diz para fazermos.

Pode ser uma manifestação artística – uma pintura, uma escultura, um romance ou uma peça de teatro, através da qual mostramos ao mundo nossa visão metafísica sobre o universo que estamos abordando.

Pode ser uma manifestação econômica – uma invenção, um processo, uma criação, um investimento, uma forma de comércio – através da qual mostramos ao mundo nossas habilidades produtivas ou destrutivas de valor.

Pode ser uma manifestação política – um discurso, um voto, um veto – através do qual mostramos ao mundo os princípios, valores e ideais que valorizamos, bem como os princípios, valores e ideais que desprezamos.

Pode ser uma manifestação ética, uma atitude perante a existência, através da qual expomos qual é nosso padrão de de valor mais elevado, e o que faremos para alcançá-lo.

Pode ser uma manifestação epistemológica – uma descoberta, um trabalho acadêmico, um estudo científico – através da qual mostramos como entendemos o mundo aplicando sobre ele o que produz nossa consciência.

Pode ser uma manifestação emocional, em que mostramos ao mundo nossos sentimentos, através do uso de uma linguagem qualquer, um som, um traço, um empurrão, um beijo ardente, um abraço comovido ou um adeus permanente.

________________________________

Revisado por Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

>