Farinha pouca meu pirão primeiro

A menor minoria da terra é o indivíduo. Essa frase foi escrita por Ayn Rand, romancista e filósofa russo-americana, criadora do Objetivismo. Quando ouço alguém falar “nós devemos’’ ou “a sociedade precisa”, já fico arrepiado. Sim, arrepiado. Por quê? Porque, se alguém deve alguma coisa, alguém, de alguma forma, terá que pagar.

Não negligencio minhas responsabilidades e corro atrás de meus sonhos e objetivos. Admito o ônus da derrota e comemoro os louros da vitória, afinal, se eu não nego a realidade, sei bem quais serão as consequências de minhas ações. O nome dessa atitude é responsabilidade individual. Tal responsabilidade não pode ser imputada a outrem. Ela emana do próprio indivíduo que, diante da realidade, decide agir com sua racionalidade. A maior falácia que constantemente ouço é sobre a necessidade de a sociedade eliminar a desigualdade para que todos possam ter uma vida mais justa. Se nascemos diferentes, não podemos ser alocados como iguais. Quero viver num lugar em que a capacidade seja premiada, e não a necessidade, exaltada. Diz-se então sobre o básico e a frase célebre é; “as pessoas precisam de um básico para viver”. Acompanhe meu raciocínio: quem estabelece o básico? O meu básico pode ser diferente do seu. Um exemplo é a educação. Se não tive filho por opção, para evitar o custo com estudos, por que, então, deveria ser expropriado por meio de meus impostos para pagar a escola do filho de outrem? Não me impute essa dívida, pois ela não é minha. Outro raciocínio interessante de se ter é sobre a defesa das minorias. Reunindo grupos que tiveram escolhas ou características semelhantes, formam-se então as minorias e a busca por direitos com pretexto da necessidade de proteção. As cotas para minorias em concursos e universidades rotula as pessoas pelas suas características ou escolhas, coloca teto para os bons e esconde os medíocres.

Quem faz a liberdade sou eu, indivíduo e a menor minoria na Terra. Com respeito à ordem, responsabilidade, sabendo avaliar a realidade diante dos meus olhos e com ética, é possível ter excelentes resultados. Adam Smith escreveu que “o que vai gerar a riqueza das nações é o fato de cada indivíduo procurar o seu desenvolvimento e crescimento econômico pessoal”. Farinha pouca, meu pirão primeiro!     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter