Capitalismo e livre mercado são coisas diferentes

Capitalismo é o sistema social que estabelece os parâmetros que permitirão a existência do livre mercado.

Mercado é o processo em que indivíduos, isoladamente ou em grupos, geram valor através da cooperação, produção e comércio.

O livre mercado existe quando o processo de mercado se dá voluntária e espontaneamente.

Ou seja, livre mercado é o mercado livre da coerção iniciada por indivíduos, isoladamente ou em grupos, que se valem do uso da coerção ou fraude para obter ganhos imerecidos usufruindo de bens sobre os quais não têm nenhum direito.

Livre mercado resulta do capitalismo; a prosperidade individual é sua consequência última.

Essa é a receita que transforma um amontoado de seres humanos, com interesses e qualidades distintos, em uma sociedade rica, em que cada um de seus membros é premiado por mérito, de acordo com o valor que cria e produz para si ou comercializa com os outros.

Portanto, capitalismo é o sistema que livra o mercado da violência ao estabelecer regras gerais de conduta que dizem para os integrantes daquela sociedade o que lhes acontecerá caso resolvam agir violentamente iniciando ações coercivas, seja através do uso da força ou de fraude.

Essas regras são chamadas de leis, e sua aplicação deve ser obtida através de uma instituição chamada governo que, por sua vez, também terá que se submeter a regras especificas que chamamos de Constituição.

Constituições servem para limitar e condicionar a atuação do governo àquilo que lhe cabe defender e proteger: a liberdade individual e a propriedade privada, elementos sem os quais não existe o que o capitalismo propõe, o livre mercado.

Livre mercado é corolário do capitalismo, que é corolário do individualismo, que é corolário do entendimento da natureza racional do homem, que diz que, para vivermos nesse mundo, precisamos ser livres para pensar e agir.

Livres exatamente daqueles que preferem usar a coerção para obter o que não conseguem criar, produzir ou comercializar através do seu próprio esforço.

Capitalismo é um sistema social composto de princípios abstratos; livre mercado é o resultado prático que se obtém quando os princípios do capitalismo são materializados.

Capitalismo é o sistema social que defende que indivíduos são dotados de direitos inalienáveis, direitos que ninguém lhes pode tirar, nem um indivíduo agindo isoladamente ou em grupos. Nem mesmo se um desses grupos for o governo.

________________________________

Revisado por Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter