8 dicas para produção de resenhas

Produzir uma resenha é uma forma de absorver melhor o conteúdo lido na obra, espalhar ideias e, até mesmo, autopromover-se. E, claro, vale pontos no Ranking de Engajamento do Instituto Líderes do Amanhã.

Pensando nisso, para lhe auxiliar a produzir boas resenhas, aqui estão 8 dicas. Aproveite!

ANTES DA LEITURA

  1. Pesquise o histórico do autor

Verifique quem é o autor: pesquise sobre seu track record e o histórico profissional, principais realizações e outras obras. Isso lhe ajudará a ter perspectivas sobre o que esperar da leitura. Além disso, é válido que conste, em sua resenha, uma breve descrição dele.

  1. Pesquise o contexto histórico de quando a obra foi lançada

O contexto em que foi a obra foi produzida pode indicar algumas motivações e influências daquilo que fora escrito.

Um exemplo está na obra O Caminho da Servidão, de Friedrich Hayek: o tom do livro é pessimista em demasia, muito provavelmente por ter sido escrito durante a Segunda Guerra Mundial e em um período de ascensão de Estados mais intervencionistas.

DURANTE A LEITURA

  1. Preste atenção no prefácio, apêndices e leituras complementares

São leituras que demonstram contexto histórico, opiniões e influências da obra e, em alguns casos, o modelo e a forma em que a obra foi criada.

Eles podem conter diversas informações sobre a pesquisa que embasou o livro e ser uma fonte rica de inclusão para a resenha.

  1. Destaque trechos relevantes

Trate o livro como um instrumento de trabalho: destaque os trechos que sintetizam as principais ideias do autor e que podem servir de base para o que não pode deixar de constar em sua resenha.

  1. Sintetize as principais ideias

Mesmo que de forma breve, busque, a cada capítulo, fazer uma anotação das principais ideias e frases. Isso pode ser feito em formato de bullet points, isto é, organizando os principais itens em uma lista, e ajudará na construção da resenha posteriormente.

Essa técnica também ajuda na memorização daquilo que foi lido.

  1. Destaque os conceitos chave

Conceitos-chave estão associados às ideias contidas no livro e que são indispensáveis à existência deste. Na obra Princípios, de Ray Dalio, por exemplo, conceitos como o “Superrealismo”, do ego e dos pontos cegos como formas limitantes e seu conselho de “lute bem” são elementos que não podem deixar de constar em uma resenha.

AO LONGO DA PRODUÇÃO DA RESENHA

  1. Defina a estrutura da resenha:

Não há receita de bolo, algumas estruturas podem mudar de livro a livro, mas via de regra:

  1. a) Defina uma abordagem: analise tópicos com foco em conceitos-chave, cronologia e abordagem livre;
  2. b) Organização: você pode definir, por exemplo, que o primeiro parágrafo será uma apresentação do autor, o segundo da obra, abrir espaço para um ou dois parágrafos para cada tópico mais relevante abordado na síntese e reservar dois ou três parágrafos para crítica.
  1. Da escrita em si

Busque desenvolver a síntese criada durante a leitura (a do ponto 5);

Organize-a por tópicos e, depois, busque concatenar as ideias. Posteriormente, revise todos os conceitos-chave a fim de verificar se estão citados.

Vale salientar que, durante a elaboração crítica à obra, pode-se constar uma percepção geral sobre o texto, a quem se destina e para que ele serve, se há aplicação prática e ressalvas importantes.

Pode-se criar paralelos da sua vida ou de acontecimentos do debate público

Considerações finais

Resenhar o que se lê é muito mais do que uma forma de ganhar um prêmio bacana do Instituto ao final do ano: é se forçar a pensar, refletir e buscar referências externas ao conteúdo que foi absorvido. Não é fácil, exige tempo e treino, mas garanto que o produto final disso tudo vale a pena porque como se lê importa mais do que quanto se lê.

Insira um rápido parágrafo de conclusão “amarrando” o texto.

________________________________

Revisado por Roberta Contin e Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter