“‘democrático’, em seu significado original, refere-se ao comando ilimitado da maioria… Um sistema social em que o trabalho, a propriedade, a mente e a vida de um indivíduo estão à mercê de qualquer gangue que possa reunir o voto de uma maioria a qualquer momento, e para qualquer finalidade.[1]”.
“caso descartemos a moralidade e a substituamos pela doutrina coletivista do comando ilimitado da maioria, caso aceitemos a ideia que uma maioria pode fazer o que lhe aprouver e que qualquer coisa feita por essa maioria é correta porque é feita por uma maioria (sendo este o único critério de certo e errado) – como devem os homens aplicar isso em sua vida prática? Quem constitui a maioria? Em relação a cada homem em particular, todos os outros homens são membros em potencial dessa maioria que pode destruí-lo de acordo com a sua vontade e a qualquer momento. Daí cada homem e todos os homens tornam-se inimigos; cada um tem de temer e suspeitar de todos; cada um deve tentar roubar e assassinar primeiro, antes que seja roubado ou assassinado.”[2]
o sistema americano não é uma democracia. é uma república constitucional. Uma democracia o significado ao termo, é um sistema onde o comando da maioria é ilimitado; o exemplo clássico é a atenas antiga. E o símbolo dela é o destino de sócrates, que foi condenado à morte legalmente, porque a maioria não gostava do que ele estava a dizer, mesmo ele não tendo iniciado o uso da força ou tendo violado os direitos de ninguém.
a democracia, em suma, é uma forma de coletivismo, que nega os direitos individuais: a maioria pode fazer o que quiser sem quaisquer restrições. Em princípio, a democracia governamental é todo-poderosa. A democracia é uma manifestação totalitária; não é uma forma de liberdade…
o sistema americano é uma república constitucionalmente limitada, que se restringe à proteção dos direitos individuais. Em tal sistema, o comando da maioria é aplicável apenas a detalhes menores, como a seleção de certo pessoal. Entretanto, a maioria não tem nada a dizer sobre os princípios básicos que regem o governo. Ela não tem poder para reclamar ou ganhar a violação de direitos individuais.[3]
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tradução de andré assis barreto
Revisão de matheus pacini
publicado originalmente em ayn rand lexicon
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[1] rand, ayn. “how to read (and not to write),” the ayn rand letter, i, 26, 4
[2] rand, ayn. “textbook of americanism,” the ayn rand column, p. 89
[3] peikoff, leonard, the philosophy of objectivism lecture series, lecture 9
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