cada argumento para a existência de deus e cada atributo atribuído a ele se baseiam numa falsa premissa metafísica. Nenhum desses argumentos sobreviveria sequer um instante diante da metafísica correta.

a existência existe, e apenas a existência existe. A existência é primordial, indestrutível, eterna. Portanto, ao postular algo da além da existência – dentro do que seria o campo sobrenatural – deverá fazê-lo negando abertamente a razão, dispensando definições, provas e argumentos, e afirmando categoricamente:

“todos os argumentos podem ir para o inferno, pois eu tenho fé”. Isso seria claramente uma rejeição voluntária da razão.

o objetivismo defende a razão como o único meio de o homem atingir conhecimento e, portanto, devido às razões anteriormente citadas, é uma filosofia ateísta. A filosofia objetivista nega qualquer tipo de dimensão sobrenatural apresentada como contradição da natureza e da existência.  isso se aplica não somente a deus, como também a qualquer variação do sobrenatural já defendida ou futuramente defendida. Em outras palavras, aceitamos a realidade e isso é tudo. [1]

_______________________________________

tradução de carmen u.

revisado por matheus pacini.

publicado originalmente em ayn rand lexicon

curta a nossa página no facebook.

inscreva-se em nosso canal no youtube.

__________________________________________

[1] peikoff, leonard. the philosophy of objectivism lecture series, palestra nº2.