Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Author: Robert Tracinski

O que eu aprendi com os nerds?

Você sabe quantos anos eu tenho? Eu sou tão velho que me lembro da época em que ser chamado de nerd era um tipo de ofensa. Hoje, é um elogio, é legal ser nerd, até porque muitos dos que foram “insultados” deram a volta por cima, realizando coisas grandiosas — alguns até são bilionários. É natural, então, que muitos dos

Ler »

Por que o pesadelo comunista não morrerá?

O dia de hoje marca o 100º aniversário da Revolução de Outubro, evento que deu início ao terrível e longo reinado global do comunismo. (Por razões obscuras relativas ao calendário desatualizado usado pela Rússia na época, a Revolução de Outubro aconteceu, na verdade, em novembro, sendo ela celebrada tradicionalmente na ex-URSS em 7 de novembro). Um século de comunismo gerou

Ler »

O que a direita pode aprender com Ayn Rand

Em The Federalist, Hunter Baker argumentou recentemente que os conservadores deveriam abordar as ideias de Ayn Rand com um pouco mais de "caridade cristã", buscando reverter a tentativa de William F. Buckley e Whittaker Chambers, décadas atrás, de banir Ayn Rand da direita. Eu tenho algumas críticas ao seu texto, mas como defensor do Objetivismo de Ayn Rand, valorizo esse

Ler »

A era do ‘selfie’ e o egoísmo sem um ego

No último final de semana, Kim Kardashian estava fazendo propaganda – e, de fato, a única coisa que ela faz – de seu último livro de selfies, os autorretratos pelos quais ela é conhecida.

O título do livro? Egoísta.

Estou perplexo, mas, provavelmente, não pelas mesmas razões. Eu não …

Ler »

Steven Pinker mostra como defender o Iluminismo sem nem tentar

Steven Pinker argumenta que algo está dando certo no mundo moderno, mas fica por sua conta definir exatamente o que é.

 A era Trump – caracterizada pelo advento do anti-intelectualismo, pela confusão ideológica da direita e por uma guinada em direção ao iliberalismo em ambos os lados do debate político &ndas…

Ler »

O Iluminismo não é o inimigo

Jonah Goldberg lançou um novo livro defendendo o legado “liberal” – isto é, pró-liberdade – do Iluminismo, o despertar filosófico do séc. XVIII. Tal defesa é certamente necessária frente à rejeição total do…

Ler »

Por que os intelectuais amam o marxismo? Pois o comunismo é (idealista) em sentido filosófico

Sempre me intrigou a presença insistente do comunismo na mente dos intelectuais americanos. Como um sistema pode falhar por tanto tempo e de tantas formas, deixando um rastro de morte e sofrimento em seu encalço – e ainda ser considerado “idealista”?

A resposta é que o comunismo é “idealista” em um sentido estritamente filos&oa…

Ler »

O problema das mídias sociais não é a (mídia), mas o (social)

Em teoria, a internet deveria aumentar a difusão de informações; na prática, todavia, as mídias sociais estão prejudicando nossa capacidade de processar novas ideias.

No momento, existe um amplo consenso de que as mídias sociais são um problema. Ao descrever sua contratação e abrupta demissão do The Atlan…

Ler »

A relevância histórica de A Revolta de Atlas

Enquanto o capitalismo estava nos conduzindo a um futuro tecnológico que iria, entre outras coisas, duplicar a expectativa de vida do ser humano, os intelectuais estavam olhando para trás, para a Idade Média, e prevendo que toda essa nova ciência e tecnologia traria desastre. (E continuam fazendo isso, só que hoje o bicho-papão não é mais F…

Ler »
>