Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Author: María Marty

Não peça ao governo que faça o que você não faria

Um conto escrito por Lewis Love chamado “A King of Long Ago” conta a história de um rei justo e sábio de uma terra distante que conhecia bem os limites de seu poder. Seus súditos eram livres e o respeitavam porque sabiam que sua principal regra era não dar nenhum privilégio que não pudesse ser estendido a todos da mesma

Ler »

A desculpa coletivista para limitar o comércio

Vários “argumentos” têm sido utilizados para tentar nos convencer de que o comércio deve priorizar o coletivo e o nacional, em detrimento do interesse individual. Muitos desses argumentos se baseiam na previsão de que o livre comércio geraria pobreza, dependência e declínio do padrão de vida ao país que o adotasse. Mas essas previsões falharam, deixando os supostos argumentos econômicos

Ler »

Egoísmo racional: o caminho para uma sociedade benevolente

Quando Ayn Rand, romancista e filósofa russo-americana, publicou seu livro A virtude do egoísmo, seu título gerou uma série de reações pouco favoráveis. Até hoje, quando recomendo o livro, várias pessoas me perguntam: “que posso esperar de uma autora que cita o egoísmo como uma virtude?” “I…

Ler »

Como educar jovens livres e independentes

Há uma frase repetida incansavelmente sempre que há uma notícia negativa nos meios de comunicação, cuja missão é resumir a causa de todos os males – seja um roubo, um caso de corrupção ou, até mesmo, de maus-tratos contra animais. A culpa é sempre da falta de educação e, em seguida, surge uma receita m&aa…

Ler »

Autoestima + razão: receita imbatível para a defesa do capitalismo

Por que mesclar psicologia com economia e política? O que uma coisa tem a ver com a outra?

Minha resposta é: tudo. De fato, estou convencida de que a autoestima – ou a falta dela – determina o destino de nossa vida, inclusive em seus detalhes mais simples: como nos vestimos, como nos vemos, como caminhamos, como pensamos, como aproveitamos, o que escolhemos e…

Ler »
>