Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Author: Harry Binswanger

Receber ou não receber auxílios governamentais?

A lei CARES[1] criou um dilema moral para os americanos que valorizam a liberdade. A pandemia custou-lhes seus empregos, suas economias e, às vezes, seus negócios. E esses culpam o governo por grande parte da tragédia. Mas, por se oporem a esmolas do governo, temem que aceitar dinheiro da CARES constituiria uma violação de integridade. O Ayn Rand Institute se

Ler »

Cegos diante do poder das ideias

Em nosso fórum, discutimos recentemente as ideias de Thomas Szasz, autor de O mito da doença mental. Szasz (de maneira equivocada) afirma que problemas psicológicos não-neurais são "comportamentais". Existe uma ligação interessante entre essa noção e as questões políticas que também discutimos na HBL (Harry Binswanger Letter). Muitos dos envolvidos em movimentos políticos errôneos (como anarquismo, populismo e marxismo) são

Ler »

Objetivismo x Anarcocapitalismo II

Essa é uma resposta a vários argumentos adicionais (mesmo que secundários) a favor do anarquismo. É um complemento do artigo que traduzimos aqui (https://goo.gl/6AQm1U)

O primeiro deles convencionei chamar “argumento da liberdade moral”. Esse argumento sustenta que é incorreto impor qua…

Ler »

Objetivismo vs anarquismo

PERGUNTA: um governo possui o monopólio legal do uso de força física dentro de suas fronteiras. Que resposta dar aos "libertários" anarquistas que afirmam que a manutenção desse monopólio exige que o governo inicie a força em violação dos direitos daqueles que desejam defender os próprios dir…

Ler »

CAPITALISMO E CULTURA

Embora a cultura, de muitas formas, tenha se degenerado a um nível ainda mais inferior do que ocupava na década de 1970, houve uma melhora político-econômica desde então, tanto nos Estados Unidos, como no exterior. Isso me fez pensar: pode um movimento gradual e incremental em direção ao livre mercado levar ao laissez-faire ou a algo próxim…

Ler »

Como a filosofia de Rand pode salvar a economia de Hayek

Antes de discutirmos Hayek e Rand, devemos distinguir filosofia de economia. Em economia, Hayek fez grandes contribuições, pois era um radical. Radical no sentido de ir à raiz, aos fundamentos. Em economia, Hayek rejeita a sabedoria convencional e destaca o papel fundamental da produção (e não da “demanda” keynesia…

Ler »
>