Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Author: George Reisman

Comprovando a natureza benevolente do capitalismo: ele promove a vida humana e o bem-estar de todos

Eis uma constatação: o capitalismo de livre mercado possui uma ‘natureza benevolente’. Ele promove a vida humana e o bem-estar. De todos.  Há várias maneiras de se demonstrar isso. Mas, antes, é necessário entender alguns conceitos básicos, porém imprescindíveis. Tudo começa com a divisão do trabalho A economia nada mais é do que a ciência que estuda a produção de riqueza

Ler »

O livre mercado e a segurança no trabalho

Não é incomum ver a imprensa relatando, sempre com bastante furor, algum caso de acidente de trabalho em que alguns trabalhadores ficaram gravemente feridos ou até mesmo acabaram morrendo.  Sempre que isso ocorre, descreve-se com minúcias o ambiente da tragédia como sendo de completa irresponsabilidade e insensível desconsideração par…

Ler »

A busca pelo lucro é a base de todas as melhorias econômicas?

Os pacotes de socorro ao sistema financeiro mundial — o qual, após incorrer em práticas insensatas de expansão de crédito estimuladas pelos seus respectivos governos e bancos centrais, foi socorrido justamente por eles — em conjunto com um quadro de recessão aguda que vai se prolongando ao redor do mundo — recessão essa causada justame…

Ler »

O protecionismo e a transferência de indústrias e serviços para o exterior

No mundo globalizado, poucos assuntos despertam tanta paixão quanto a transferência de setores industriais de um país para outros — transferência essa que é feita com o intuito de se aproveitar os baixos salários vigentes nesses outros países, particularmente os da Ásia.  O termo técnico utilizado para essa realocaç&…

Ler »

O consumismo não cria empregos

Em uma economia capitalista, a riqueza dos indivíduos mais ricos, bem como das empresas que eles controlam, está na forma de capital.  Capital é toda a riqueza acumulada que pertence a empresas ou a indivíduos, e que é utilizada para o propósito de se auferir lucro ou juros.  O capital abrange todas as fábricas, minas e fazendas agr&iac…

Ler »

Algumas observações fundamentais sobre a natureza benevolente do capitalismo

Por "natureza benevolente do capitalismo" refiro-me ao fato de que ele promove a vida humana e o bem-estar, e o faz para todos.  Inúmeras observações desse tipo — as quais foram desenvolvidas ao longo de mais de três séculos — foram feitas por uma série de grandes pensadores, indo desde John Locke até Ludwig von Mises e …

Ler »

O triplo desastre gerado pela tentativa de se impor uma igualdade econômica

As pessoas são desiguais em sua herança genética, em sua criação pelos pais, no ambiente em que crescem e, acima de tudo, nas escolhas importantes que fazem ao longo de sua vida. 

Um inevitável resultado disso é a desigualdade econômica, a qual vários progressistas dizem ter de ser remediada por meio de política…

Ler »

Economia versus egoísmo (irracional)

Os ensinamentos da economia encontram oposição não só dos apoiadores do altruísmo, mas também dos praticantes de uma forma irracional, míope e contraproducente de autointeresse. Entre eles estão todos os empresários e assalariados cujos interesses de curto prazo seriam prejudicados pela livre concorrência do capitalismo, e que…

Ler »
>