Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Author: Edward Younkins

Immanuel Kant: o inimigo intelectual de Ayn Rand

Ayn Rand considera Immanuel Kant (1724-1804) e sua filosofia como malignos, e condena o que ela entende serem as intenções, os objetivos, os métodos e as conclusões de seus argumentos filosóficos. Ela acusa Kant de odiar a vida, o homem e a razão. Rand observou que, desde Kant, a tendência dominante na filosofia tem sido destruir a mente humana –

Ler »

NO CAMINHO PARA UMA ECONOMIA OBJETIVA, HAYEK ESCOLHE A ESTRADA ERRADA.

Carl Menger deu os primeiros passos no caminho de uma economia objetiva com sua abordagem aristotélica à metafísica e à epistemologia, bem como sua teoria relacional de valor. Ludwig von Mises (1881-1973) deu mais alguns passos nesse caminho, mas se perdeu ao aplicar uma perspectiva apriorística neokantiana à epistemologia. Murray Rothbard (1926-1995) r…

Ler »

Reconciliando as teorias austríaca e objetivista do valor

A teoria preeminente dentro da teoria austríaca de valor é a escola subjetivista de Mises. Mises defendia que é através de seu subjetivismo que a economia praxeológica se torna uma ciência objetiva. O praxeologista toma valores individuais como dados, e supõe que indivíduos têm motivações diferentes e preferem coisas dis…

Ler »

O politicamente correto ameaça uma sociedade livre

O politicamente correto envolve a mudança da ênfase da crítica marxista – da economia para a cultura. A premissa subjacente do politicamente correto é que se a elite pode mudar a linguagem, então, pode mudar a forma como os indivíduos agem e, assim, mudar a sociedade. O politicamente correto corrompeu a mídia, as universidades, os negócios,…

Ler »

Mises, Friedman e Rand: uma comparação metodológica

Três dos mais respeitados e influentes pensadores de livre mercado do século XX são Ludwig Von Mises (1881-1973), Milton Friedman (1912-2006) e Ayn Rand (1905). O propósito desse ensaio é comparar e avaliar as respectivas abordagens metodológicas de cada um desses teóricos que, com suas ideias, influenciaram o curso da história. Veremos com…

Ler »

Ayn Rand versus Friedrich A. Hayek

No século XX, poucos autores fizeram mais que Ayn Rand e Friedrich A. Hayek para afastar a opinião intelectual do estatismo e reorientá-la na direção de uma sociedade livre. Embora discordem em muitas questões filosóficas e sociais, eles aceitam, de modo geral, a superioridade do livre mercado. A defesa do capitalismo de Rand difere dramaticament…

Ler »

As lições econômicas de A Revolta de Atlas

O romance A Revolta de Atlas é amplamente conhecido como uma obra-prima de literatura e de filosofia. Não tão reconhecido, porém igualmente verdadeiro, é que A Revolta de Atlas é um romance repleto de reflexões econômicas. Com base em uma análise da realidade, ele traz diversos insights e pode ser considera…

Ler »
>