Culto ao mercado: a mola propulsora da riqueza humana


Imaginem-se em um grande hipermercado americano nos anos 1960, vendo a vastidão de opções de produtos, de marcas concorrentes e de ofertas diferenciadas à sua mão, prontos para consumo. Agora, imagine-se na União Soviética (URSS), trocando os cupons recebidos pelo seu trabalho compulsório pelos produtos de baixa qualidade e tecnologia produzidos nas fábricas do Estado: o próprio Hobsbawm, conhecido histo...


RESENHA DO FILME - BILLY ELLIOT


Billy Elliot é um filme sobre de um garoto de 11 anos no norte da Inglaterra durante a crise das minas de carvão do governo Margaret Thatcher. A história começa mostrando que seu pai e seu irmão, como muitos outros mineradores, estão em greve, logo, é difícil para eles pagarem as aulas de boxe de Billy, que não é um bom boxeador.

Como os grevistas estão ocupando o salão p...


Qual a diferença entre um empreendedor e um burocrata?


O sucesso de um empreendedor depende de sua inteligência, de seu conhecimento, de sua capacidade produtiva, de seu talento econômico e do acordo voluntário de todos com quem ele negocia: seus clientes, seus fornecedores, seus empregados, seus credores ou seus investidores. O sucesso de um burocrata depende de sua influência política.

Um empreendedor não pode forçá-lo a comprar seu produto; se ele come...


O desastre químico em Bhopal — quem é o culpado?


O número estimado de mortos em consequência do desastre químico em Bhopal, Índia, no ano de 1984, é de 15 mil pessoas.

Contextualizando o caso, considere que o número estimado de mortos no desastre nuclear de Chernobyl, na União Soviética, foi de 4 mil; no vazamento radioativo em Fukushima, no Japão, em 2011, zero; e no acidente nuclear de Three Mile Island, nos Estados Unidos, ta...


Quais serão os maiores desafios de Bolsonaro na presidência?


No parágrafo mais importante do seu discurso de posse, Bolsonaro declarou suas metas como presidente da República, aspirações legítimas do povo brasileiro:

1. Libertar o Brasil do socialismo.
2. Libertar o Brasil da inversão de valores
3. Libertar o Brasil do gigantismo estatal.
4. Libertar o Brasil do politicamente correto.

Vivemos sob a égide do socialismo, a despeito do que pensam ...