O governo deveria oferecer serviços na área de saúde?


Saúde pública não tem nada a ver com médicos, hospitais e medicamentos, muito menos com seguros, bens e serviços de uso individual.

Saúde pública tem a ver com doenças contagiosas que exigem quarentena, confinamento e vacinação em massa para que pessoas doentes, por desconhecimento ou irresponsabilidade, não coloquem a vida de terceiros em risco.

Mesmo nessa área da sa&u...


Como abordar a questão do suicídio?


Após meu pai tirar a sua vida em 2009, tentei barganhar com as circunstâncias. O que eu poderia ter feito? O que eu não deveria ter feito? Para um garoto de 11 anos encarando a morte pela primeira vez, tão violenta e intimidadora, sofri uma grande crise emocional. Minhas faculdades mentais congelaram frente a essas questões sem resposta: se apenas eu tivesse percebido na época que não era eu que tinha de responde-las, mas ele...


Ragnar Danneskjöld e o amor pelo trabalho produtivo


A revolta de Atlas marca o ápice criativo de Ayn Rand. No romance, ela consegue aplicar sua filosofia objetivista a um cenário fictício que reflete, em certa medida, a época em que escreveu a obra. Sua obra-prima é uma tentativa de demonstrar como a implementação de suas ideias influenciaria os eventos do mundo, e como a sociedade seria afetada caso alguns de seus membros aceitassem a filosofia do Objetivismo.

...

Liberais por conveniência ou por convicção?


FHC adotou políticas parcialmente liberalizantes para melhorar a vida dos brasileiros durante o seu governo como Ministro da Economia de Itamar Franco, e depois, quando ele próprio foi Presidente da República. Notadamente a política de privatizações, que teria sido melhor sem as reservas de mercado e as agências reguladoras.

Ele, FHC, tinha a convicção de que essas ideias dariam certo? Talvez. Mas a re...


Coletivismo, estatismo e conflito de interesses


Para entrar na minha alça de mira, que segue os eixos cartesianos, basta mover-se para o lado do coletivismo, ou seja, que entende que o indivíduo está a serviço da sociedade, ou para o lado do estatismo, ou seja, que entende que as relações entre os indivíduos devem se dar com a intermediação do estado em vez do livre mercado.

Qualquer um que defenda leis positivas, que obriguem os indivíduos ...