Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Por que uso o termo ‘capitalismo’?

Alguém me fez um questionamento interessante: “Por que você usa o termo “capitalismo” para se referir ao sistema político que você defende, se essa palavra foi cunhada por Karl Marx, como um termo pejorativo?”

O Dicionário Oxford aponta o novelista William Thackeray como o primeiro a usar o termo, com o simples significado de “propriedade sobre o capital”. Para dar seguimento à discussão, suponhamos que Marx tenha sido o primeiro a usar o termo para se referir a um sistema político (apesar do anarquista Pierre-Joseph Proudhon ter feito isso antes). Marx definiu o capitalismo como o “sistema político-econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção”. Para Marx, a essência do capitalismo é a propriedade privada – e a propriedade privada é essencialmente má.

É exatamente por isso que uso o termo “capitalismo”. Não rejeito a ideia de Marx a respeito do que é o capitalismo é, e tento substituí-la por outra coisa, como “produção industrial” ou “um sistema bancário livre”. Concordo com Marx a respeito do que é o capitalismo, e no que ele é baseado – mas rejeito seu julgamento moral sobre ele.

O capitalismo é um sistema individualista, baseado na instituição da propriedade privada. A sua raiz é a ideia de que o homem não deve absolutamente nada ao próximo, a não ser o respeito por sua propriedade – certamente não deve os frutos do seu trabalho. É por isso que o capitalismo não é apenas “útil” em termos materiais, mas moralmente e espiritualmente bom.

_________________________________________

Revisado por Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

>