Objetivismo Brasil - A Filosofia de Ayn Rand em Português.

Faça uma análise profunda quando encontrar sinais de hostilidade

Corrija seu caminho, entenda suas emoções

A introspecção é a ferramenta de entendimento e formação da sua psicologia. Geralmente, identificar o sentimento é só a ponta do iceberg. É preciso muito trabalho para descobrir a sua causa, eliminando qualquer forma de suspeita sobre si próprio. Um sentimento que merece uma análise mais cautelosa é a hostilidade.

A hostilidade é “um tipo de projeção que direciona ao outro o ódio que o indivíduo hostil sente em relação a si próprio” (Ayn Rand)

Às vezes, pode-se confundir hostilidade com raiva, sentimento que brota quando você acredita que outra pessoa supôs algo errado de você ou, de alguma forma, errou ao lidar contigo. Mas, se você aprender a reconhecer o lado defensivo da raiva que, sim, tem rastros de hostilidade, é preciso averiguá-lo. Arrisco-me a dizer que a hostilidade é um sinal de alerta que não deveria ser ignorado.

Problemas em relações íntimas podem gerar problemas emocionais. E qualquer sinal de hostilidade irá corromper sua relação com outra pessoa, já que você se portará de forma injusta, culpando o outro por seu erro.

Porém quando você identifica essa hostilidade, tem a chance de compreender e eliminar esses mecanismos de defesa. É necessário um certo nível de objetividade para identificar que se está sendo hostil. A próxima etapa é a parte fácil!

Quando você está sendo hostil, sabe que existe um aspecto oculto sobre si mesmo que o desagrada. A solução? Uma honestidade gentil e sem dó. Digo gentil e sem dó, porque você não pode deixar nada passar despercebido. Mas você também não pode se culpar por sentir o que está sentindo. Você não tem escolha sobre o que sente; sua escolha é sobre o que você fará a respeito do que sente. Tratar a hostilidade como uma experiência de aprendizado é um grande ato moral e você deveria tratá-lo como tal.

A honestidade nunca é tão dolorosa quanto ela parece ser. De fato, ao enfrentar a situação desagradável, você sentirá um grande alívio por se abrir. A verdade é libertadora – ela o deixa livre para fazer algo em relação ao que o desagrada.

Quando você sabe exatamente com o que está lidando, pode fazer algo a respeito. Então, trate a hostilidade como uma ótima oportunidade para honestidade e crescimento – e desfrute dos benefícios de suas relações pessoais.

________________________________________

Artigo publicado em Thinking Directions.

Tradução de Pietro Batalha

Revisado por Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

>