6 dicas para escrever textos melhores

Se quiser escrever melhor, envie-nos uma mensagem e disponibilizaremos o manual que criamos! Não perca tempo!

Se ninguém lê o que você escreve, é porque seu texto não está chamando a atenção de ninguém. Com a intenção de ajudá-lo, esta produção buscará lhe ensinar a fazer isso — e não é muito difícil.

Não se muda o mundo calado. No entanto, precisamos maximizar os resultados de nossos esforços. Para viralizar um conteúdo, sua qualidade precisa ser elevada, e o tema, atual. Mas há um conjunto de técnicas que, se bem aplicadas, ajudam nesse processo.

A primeira impressão é a que fica, sempre

Se possível, distribua o artigo em tópicos, pois ele tende a ficar visualmente mais interessante. Você pode construir uma lista. Múltiplos pontos facilitam a compreensão do leitor ao fazer sua varredura. Listas são fascinantes porque indicam que você facilitou a varredura inicial do seu leitor.

  1. O mundo está acabando e você tem pouco tempo para evitá-lo

Após conseguir chamar a atenção do leitor, você tem, em média, apenas oito segundos para convencê-lo a seguir com a leitura. Como dizia o jornalista norte-americano Arthur Brisbane, “nunca se esqueça de que, se você não acertar um leitor com sua primeira frase, não há necessidade de escrever a segunda”.

Uma forma de fazer isso é começar seu texto pela conclusão. Essa é uma técnica chamada Pirâmide Invertida, que se diferencia da tradicional introdução, meio e conclusão. Neste modelo, se começa pela conclusão, com o meio buscando o aprofundamento.

No presente texto, por exemplo, busquei chamar a atenção afirmando que “ninguém lê o que você escreve”, sendo essa a conclusão. Quando afirmei que iria ensiná-lo, trata-se de um convite para você permanecer mais do que oito segundos.

  1. Escrever é cortar palavras

Escreva parágrafos curtos. Cada palavra no seu texto deve ter um propósito. Por isso, diga tudo que precisa ser dito no menor espaço possível. Não desperdice os preciosos segundos do seu leitor.

Como ensina o professor Henry Watson Fowler, o parágrafo é “essencialmente uma unidade de pensamento, não de comprimento; deve ser homogêneo no assunto e sequencial no tratamento”.

Após terminar de escrever seu texto, espere algum tempo e volte para revisá-lo. É o que Natalie Goldberg aconselha em Escrevendo com a alma, a fim de evitar a leitura viciada e identificar os pontos de melhoria de sua produção. Como um operário da palavra, leia sempre o que você escreve diversas vezes. Leia e revise um parágrafo. Passe para o seguinte, lendo junto com o parágrafo anterior. Releia. Repita várias e várias vezes.

Corte palavras repetidas. Use um dicionário de sinônimos. Não tenha medo de quebrar o gelo quando necessário. Como ensinou Paulo Francis, fuja dos adjetivos, pois eles são uma muleta dispensável: exponha os fatos e dados, deixe que o leitor chegue à sua própria conclusão.

  1. Não presuma que o leitor seja estúpido

Nada é mais irritante do que assistir a um filme cujo roteiro é expositivo, repetindo a mesma mensagem para se certificar de que todos entenderam.

Não seja repetitivo. Seu leitor já entendeu o que você queria dizer na primeira vez que você expôs em seu texto. Siga os conselhos do mineiro Fernando Sabino:

“Acredito que escrever seja, basicamente, cortar. Cortar o supérfluo. Eliminar repetições, ecos, rimas, cacófatos, redundâncias, lugares-comuns”.

  1. O simples é belo

O objetivo de um texto não é satisfazer seu próprio ego, mas sim comunicar uma mensagem. E não adianta despertar a atenção do leitor se a sua mensagem não for exposta de uma forma compreensível. Elimine palavras difíceis. Menos é mais, simplicidade é tudo! Tenha em mente que escrever é prestar um serviço ao seu leitor.

  1. Use títulos chamativos

Nada disso é suficiente sem um bom título. E mais do que expressar uma ideia, é preciso criar interesse no leitor em clicar nele. Sem esse clique, você já era: sua mensagem não será consumida. Algumas sugestões:

  1. Se seu texto tiver sido feito em uma lista, pode ser um caminho;
  2. Ofereça algo aos leitores no título: venda histórias e ideias para os consumidores “comprarem” e clicarem no seu texto;
  3. Deixe explícito que aquilo que é oferecido no texto é algo que apenas será encontrado naquela produção;
  4. Pode falar diretamente com seu leitor: ofereça sem medo. Tudo que você precisa saber sobre este tema. Mentiram para você sobre o título em outra publicação. Tenho uma lista com coisas que você não sabia sobre esse título. 

________________________________

Revisado por Roberta Contin e Matheus Pacini.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

__________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter